quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão

O objetivo deste material é propiciar às mulheres subsídios teóricos sobre o feminismo e subsídios políticos, jurídicos e estratégicos que as possibilitem participar nos partidos políticos, nos processos eleitorais e na vida política brasileira em geral, com mais conhecimentos e maior condição de disputar os espaços de poder e decisão.

Entre as prioridades aqui descritas destacamos: “Sensibilização da sociedade e implementação de estratégias para a ampliação da participação das mulheres nos espaços
de poder e decisão”  “Criação de mecanismos de apoio à participação partidária das mulheres”

Por fim, com esta publicação a Secretaria de Políticas para as Mulheres concretiza, entre as 29 ações elencadas no capítulo Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão, as ações abaixo destacadas:

Ação 1: Apoiar ações de formação política de mulheres adultas e jovens, em sua diversidade étnico-racial, para o exercício da liderança e do controle social.

Ação 2: Consolidar o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos

Ação 3: Desenvolver ações de sensibilização dos partidos políticos sobre a participação das mulheres nos espaços de poder.

Ação 4: Produzir material para a incorporação da temática da igualdade de gênero nas plataformas eleitorais de homens e mulheres.

Ação 5: Capacitar mulheres candidatas para participação nas eleições, considerando suas especificidades étnico-raciais.

Ação 6: Realizar ações de sensibilização para estimular a candidatura de mulheres nas eleições municipais, estaduais e federais.

Recentemente, a aprovação da Lei 12.034/2009 - que alterou o artigo que regulamentava as cotas, com a obrigatoriedade do preenchimento das vagas e não mais apenas uma reserva; que determinou a obrigatoriedade de utilização de no mínimo 5% dos recursos do Fundo Partidário para a promoção da participação política das mulheres; e que reservou pelo menos 10% da propaganda partidária gratuita para as mulheres dos partidos políticos - colocou mais um desafio às mulheres e aos homens comprometidos com a democracia e ao Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos:
Divulgar, acompanhar e monitorar os avanços alcançados.

Esperamos que estas informações contribua para o aprofundamento da democracia brasileira, possibilitando, necessariamente, a ampliação da ocupação dos espaços de poder e decisão pelas mulheres do Brasil.

Este é o papel efetivamente exercido e trabalhado pelas 09 mulheres guerreiras de BH, que tiveram seus espaços violados por uma minoria sem conhecimento e sem causa, mas que , com determinação e foco em seus objetivos não se entregaram aos desmandos , nem mesmo as vaidades de sentimentos mesquinhos.

Um comentário:

  1. Precidsamos de pessoa comprometida com nossa gente. Sou Rose e estamos com Rose.Presidenta da ação da mulher de Bh, trabalha sem amargar. É isso ai minha gente vamos formar um time de peso, a hora esta chegando...

    ResponderExcluir